Suas fotos são sua vitrine
Sem sombra de dúvidas, o uso da internet é fundamental para a venda de seus produtos. As pessoas adoram a facilidade em encontrar algo e a praticidade de recebê-lo em sua própria casa.
Se sua marca está na internet, as redes sociais são a vitrine da sua empresa. As pessoas que ainda não conhecem seus produtos precisam ser atingidas por uma boa foto.
Você compraria essa caneca?
Veja bem, essa foto não tem criatividade, a iluminação está péssima e foi tirada sem nenhum cuidado com o enquadramento.
Automaticamente, não temos vontade de comprar.
Por isso, a qualidade de uma foto é vital para um negócio de sucesso, é com ela que mostramos a essência de nossos produtos.
Uma foto é capaz de chamar a atenção de seu público como nenhuma outra coisa.
Você até pode ter uma descrição impecável, mas o visual sempre será o carro chefe para transmitir sensações através das telas de celulares e computadores.
Passando profissionalismo através de fotos
É através das representações visuais que, sem sequer ter consciência do processo, o cliente faz toda a leitura de sua empresa.
Para que essa leitura seja positiva, as imagens devem estar nítidas, bem iluminadas e mostrar o produto em destaque, como seria em uma vitrine física.
Se você está iniciando e tem algumas dúvidas sobre como tirar fotos profissionais, eu tenho uma ótima notícia para te dar:
Você não precisa de uma câmera profissional, equipamentos caros e ser mestre do Photoshop para produzir boas fotos
De fato, quanto maior a qualidade de seus equipamentos, melhor a qualidade de suas fotos…
Porém, se você está começando, basta a câmera de seu celular, luz do dia, um cantinho arrumado e suas fotos ficarão lindas!
1. Use a Luz do Dia
Você não precisa de equipamentos caros, a luz do dia está aí e de graça… rsrs
Mas cuidado com as sombras, às vezes a luz direta pode deformar o seu produto na foto. Então, procure um lugar bem iluminado de seu ateliê ou da sua casa e aproveite o máximo a luz do Sol.
2. Procure um local especial
Calma que não precisa ser super chique, basta você arrumar um cantinho bem limpo e bonito. Que tal alguma parede, mesa, sofá ou até mesmo uma cadeira?
O importante é que esse local tenha um fundo bem limpo para sua foto não ficar poluída.
3. Crie um cenário
Combine elementos que são a cara de sua marca, alguma plantinha, objeto ou até mesmo alimento. De preferência sem acúmulo de detalhes, claro que você pode enfeitar, mas lembre que o foco principal é o seu produto!
Para incrementar o seu cenário, você pode usar diferentes tecidos, papéis ou cartolinas para fazer um fundo colorido ou com textura.
4. Edite suas fotos
Existem diversos apps de edição de imagem, mas no seu próprio celular ou Instagram você consegue melhorar as suas fotos.
Vá mexendo de pouquinho em pouquinho no Brilho, Sombra, Contraste e Saturação.
Nunca exagere nos efeitos, fica nítido quando uma foto está super editada, invista em uma edição mais natural.
5. Faça Testes
Use sua criatividade, tire fotos em diferentes cenários, cores, iluminações… Se permita ousar quando o assunto é criatividade!
A beleza em expor seus produtos em Redes Sociais é que não há regras, você pode seguir um design fofo, clean ou um bem “cheguei”… Você decide!
Porém, para que a sua decisão resulte em vendas, é necessário que você faça testes, muitos testes!
Às vezes, o que mais te agrada, pode não agradar o seu público.
Veja qual postagem rende mais curtidas, comentários e etc… Desse modo, você encontrará o gosto de seu público.
Agora me diz… Você compraria essa caneca?