Produtos personalizados são perfeitos para diversas ocasiões especiais e podem agradar muitas pessoas. Seja para presentear alguém ou para personalizar uma determinada peça de roupa, a personalização é bastante utilizada.
Nesse contexto, falando especificamente sobre os tecidos, há muitas dúvidas a respeito dos tipos que podem passar pelo processo de sublimação ou não, além das questões sobre os atributos do resultado final das estampas.
Antes de tudo, vale ressaltar que são vários os tecidos que podem ser sublimados, mas há algumas especificidades que fazem toda a diferença quando se fala em qualidade e durabilidade. Para que a sublimação seja feita de maneira correta, por exemplo, é preciso que haja a presença do poliéster e suas fibras sintéticas na composição do tecido.
No geral, quanto mais porcentagem de poliéster, melhor a imagem sublimada fica. Sendo assim, considerando os vários tipos de tecidos existentes e os diversos itens que podem ser produzidos para atender às mais diferentes necessidades, separamos alguns tecidos para você, que trabalha ou pretende trabalhar com sublimação, conhecer.
Confira!
Neoprene
Bastante utilizado para fazer muitos itens, dentre eles o lixinho para carro, lancheiras, suporte para mouse e apoio para copos, o neoprene é bastante versátil, além de ser um material térmico, o que amplia ainda mais as suas funções de uso.
Fora os que é dupla face, o neoprene, normalmente é preto de um lado e branco do outro. E é justamente na parte branca que se aplica a sublimação, pois a parte escura não gera resultados. Este material é formado por camadas de borracha na parte de dentro e helanca por fora.
Helanca Light
Tendo em sua composição 100% de poliéster, o Elanca Light é bastante utilizado para a confecção de camisetas masculinas. Com certeza você deve ter alguma roupa com este material em casa. Este tecido é caracterizado pela leveza e flexibilidade.
Há inúmeras cores de helanca Light disponível no mercado, porém o branco é sempre o mais indicado para sublimação, visando a qualidade do resultado final.
Cetim
Este tecido também é 100% poliéster e bastante conhecido por ter a face brilhosa, uma característica que dá mais destaque às imagens sublimadas. Apesar de carecer mais cuidado no seu manuseio por ser um tanto escorregadio, o cetim é bastante utilizado para a confecção de muitos itens, tais como saquinhos, nécessaire, tapa olhos, máscaras de dormir, entre outros.
Gabardine e Oxford
Estes dois tipos de tecidos similares são de poliéster e também aceitam bem a sublimação, além de serem utilizados em grande escala para a confecção de produtos de costura criativa, como nécessaire, bolsas, capinhas de vacinação, entre outros.
O gabardine, por exemplo, é próprio para jalecos, mas precisa de cuidados por desfiar com facilidade. Já o oxford, tem características bastante parecidas, porém de mais fácil manuseio.
Qualidade acima de tudo
A nossa loja Paint Color atua no atendimento de produtos e equipamentos relacionados ao mercado de artesanato e personalização, como prensas térmicas, máquinas de recorte, impressoras, filmes e tintas sublimáticas, além de papeis específicos e outros materiais.
Entre em contato e escolha os produtos que mais atendem às suas necessidades.
Saiba mais
Assista o vídeo abaixo para conferir as dicas, na prática. Qualquer dúvida, deixe um comentário ou nos envie mensagem em nosso instagram @paintcoloroficial.