fbpx

Cuidados essenciais com sua plotter de recorte

Sabia que podemos evitar diversos problemas e erros na plotter de recorte? Confira as dicas de como cuidar da sua plotter e garantir os melhores resultados.

Uma máquina plotter de recorte é um ótimo investimento para a criação de estampas e produtos personalizados. Com ela, é possível obter uma renda para sustentar a família e realizar uma série de sonhos que pareciam distantes.

Porém, muitas vezes esse equipamento apresenta problemas e interrompe a produção pela falta de manutenção preventiva, ou seja, ocorre uma paralisação do trabalho que poderia ter sido evitada apenas com simples cuidados básicos.

Ao fazer o cuidado adequado da sua máquina plotter de recorte, é possível aumentar o tempo de vida útil do equipamento e garantir um trabalho sempre de qualidade. O mercado de produtos personalizados cresce constantemente no país, por isso, não perca oportunidade por causa da falta de manutenção.

Um estudo recente revela que 83% dos consumidores desejam produtos específicos para suas necessidades. O público aceita pagar um valor até 23,5% maior por itens personalizados. Portanto, a customização é um mercado em ascensão.

Se você utiliza esse equipamento como ferramenta de produção, então, precisa estar muito atento para evitar que ele sofra danos e prejudique seu “ganha-pão”. Confira a seguir cinco cuidados essenciais com sua plotter de recorte.

Boa leitura!

Faça uma limpeza frequente

A limpeza precisa ser feita de acordo com o uso da máquina: quanto mais utilizada, mais vezes precisamos ser limpas. Empregue na tarefa lenços umedecidos e panos com álcool, além de pincéis com pelos macios para chegar a locais de acesso mais difícil. A higiene deve ser realizada pelo lado interno e externo.

Dê atenção especial às lâminas

As lâminas devem estar em condições adequadas para realizar os cortes, portanto, antes de começar a atividade cheque a existência de sujeira na parte interna da lâmina. Com cuidado para evitar ferimentos durante o processo, passe um pincel para excluir qualquer substância que esteja presa às lâminas.

Proteja a base da plotter

A sujeira decorrente dos cortes se solta e cai na base da máquina, por isso, é essencial fazer a preservação desta parte do equipamento. Limpe o local com lenços umedecidos ou pano com álcool para retirar a poeira depositada na base do equipamento. Repita o procedimento sempre depois de usar a plotter.

Faça a higiene dos roletes

Esses itens da sua máquina plotter de recorte têm a missão de dar suporte à base do equipamento. Com o decorrer do tempo e após diversas utilizações, elas costumam ter acúmulo de sujeira. Desligue a plotter e utilize um lenço umedecido ou pano com álcool para realizar o asseio adequado desta área.

Cuide dos roletes da sua plotter de recorte para garantir sua durabilidade

Troque a fita Teflon periodicamente

Esse item é uma tira de cor branca localizada onde a lâmina passa. A lâmina toca na fita de Teflon sempre que faz um corte. Ela funciona como um amortecedor que impede a lâmina de quebrar. Os cortes da máquina não são perfeitos quando há algum defeito na fita de Teflon. Verifique frequentemente o estado de preservação da fita, se estiver danificada, substitua por uma nova.

Saiba mais

Assista o vídeo abaixo para conferir as dicas na prática. Qualquer dúvida, deixe um comentário ou nos envie mensagem em nosso instagram @paintcoloroficial.