Uma prensa de caneca é um equipamento usado para transferir uma imagem ou design para uma caneca por meio de calor e pressão. Geralmente, consiste em três componentes principais: a prensa em si, a manta de calor ou resistência e a placa lógica.
Uma prensa de caneca funciona da seguinte forma. Ela precisa de uma fonte de energia, pressão e uma estamapa com tinta sublimatica para fazer uma linda caneca personalizada.
No entanto, no mercado de venda, existem inumeros modelos de prensa de caneca. Umas tem um designer mais antiquado e outros possuem um formato mais inovador.
Mas qual a diferença entre eles?
Modelos Antigos e mais baratos
As prensas mais antigas tem um modelo mais antiquado, como na figura abaixo.
Possuem uma estrutura metalica, uma manta térmica e uma placa lógica. Apesar de simples e possuírem os comandos confusos, elas funcionam bem. Mas dependendo do tamanho da estampa podem haver falhas nas extremidades da caneca. Sobre a durabilidade, algumas tem a resistencia e placa lógica de uma qualidade muito inferior, podendo dar defeito em apenas 3 meses.
Modelos intermediários
Outras prensas de canecas possuem estrutura similar a anterior, mas os comandos são preciso e a durabilidade do produto é mellhor, ver este produto.
Modelos Modernos
Agora, as TOPs de linha como a RPTCO e da Cricut, além do designer moderno, os comandos e ajustes são automatizados e não possuem defeitos de estampa.
É importante seguir as instruções específicas fornecidas pelo fabricante da prensa de caneca, pois as temperaturas, tempos de transferência e outros detalhes podem variar dependendo do modelo e das especificações do equipamento.
Ler mais sobre prensas.