Neste mês, nós da equipe Paint Color resolvemos ir atrás de histórias de mulheres empreendedoras como a da Rita Muniz para compartilhar e inspirar outras mulheres a seguir seus sonhos.
Mas antes de começar a contar a história da Lu, vamos falar por que o empreendedorismo feminino está tão em pauta.
A cada dia que passa, as mulheres conquistam novos papéis na sociedade e caminham rumo ao protagonismo em diversos mercados de atuação. E claro que no empreendedorismo não seria diferente. Atualmente, o Brasil é um dos países destaque onde mulheres ocupam cargos de liderança e mulheres empreendedoras. O dado é de um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado com 49 nações.
O que é o empreendedorismo feminino?
O empreendedorismo feminino são negócios idealizados, que tenham a liderança feminina, o que inclui também a atuação de mulheres em altos cargos dentro das empresas.
Mulher empreendedora
Hoje, nós vamos falar da história da Luciana Couto (@lucoutoartesanato). Luciana tem 48 anos e começou a trabalhar na costura criativa com feltro a mais ou menos 8 anos, indo passo a passo aos poucos, mas só em 2019 conseguiu se dedicar totalmente e exclusivamente ao seu sonho.
Por que escolheu essa área?
Definir um nicho para o seu negócio é de extrema importância para traçar seus afazeres e seu público alvo, então perguntamos a Lu, por que ela escolheu essa área da costura específica e ela nos respondeu que:
“Escolhi essa área porque o feltro me possibilita trabalhar literalmente com as mãos, costurar na mão sabe. Amoooo as cores, a textura e as possibilidades.”
Partindo disso Luciana começou o seu trabalho com a costura, divulgando diretamente seu trabalho para o seu público.
Quais as dificuldades uma mulher pode encontrar iniciando um negócio próprio?
Se tornar empreendedora nunca é fácil, é necessário ter muita força de vontade, ainda mais sendo mulher. Para incentivar quem está pensando em iniciar um negócio próprio, questionamos a Lu sobre as dificuldades e ela nos contou que precisou olhar com outro olhos para muitas situações e acreditar em si mesma. E foi nisso que ela se focou e se foca até hoje, vendo cada obstáculo como uma nova perspectiva e oportunidade.
“Quem nunca, era sempre aquele ” Além do artesanato, você trabalha com o que?”
Mas ela aprendeu muito com seus altos e baixos e a primeira coisa é que é necessário acreditar e depois procurar conhecimentos e especializações para trabalhar no dia a dia com mais convicção de que “você sabe” e superar as limitações, pois na maioria das vezes a própria pessoa se sabota.
Luciana deixou também um último recado para as futuras empreendedoras: “Do mais viva seu sonho!!!” E com essa frase ela fecha essa linda entrevista para a Paint Color. Para entrar em contato com ela e ver mais das suas criações ou adquirir alguma, acompanhe a Lu o instagram @lucoutoartesanato.
Quer aparecer no blog da Paint Color? Então fique ligado nas nossas redes sociais que sempre avisamos a atualizamos por la!