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Você sabe quanto as plataformas cobram de você?

Leia nosso artigo e entenda como esse modelo de negócios online funciona e garanta o sucesso em suas vendas!

O comércio está, mais do que nunca, atrelado ao mundo virtual. Empresas, grandes ou pequenas, procuram seu espaço no mundo online para conseguir mostrar ao mundo seus negócios.

Seja por sites, blogs ou redes sociais, todas as estratégias de negócio virtual são válidas para dar cada vez mais credibilidade a uma marca. Pessoas que querem fazer seu próprio negócio também têm um espaço para chamar de seu.

As plataformas de marketplace chegaram para revolucionar o mundo dos negócios, possibilitando novas oportunidades e um novo tipo de empreendimento para quem quer crescer no mercado.

O que é o marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio que funciona como um shopping virtual. Dentro dessa plataforma são encontradas várias marcas e lojas, em um único lugar. Isso proporciona mais facilidade de procura e compra pelo consumidor, oferecendo a ele a possibilidade de conseguir melhores produtos com os melhores preços.

No Brasil, essa é uma forma de consumo do mercado bem popular, onde as pessoas podem ter acesso às plataformas mundialmente conhecidas. O Marketplace chegou para revolucionar o chamado e-commerce, onde é possível encontra mais facilidade, praticidade e eficiência para fazer compras.

O que o vendedor precisa fazer?

Os administradores do marketplace não precisam ter preocupação quanto à fabricação, estoque e entrega dos produtos. Essa é uma responsabilidade dos fornecedores das plataformas.

A função do empreendedor é apenas saber gerir o negócio e captar clientes e fornecedores para o espaço virtual. Por isso, para que essa possa ser uma prática assertiva, é necessário investir em técnicas de marketing digital.

Como funciona a plataforma?

O marketplace funciona através de acessos. Esse mercado virtual possui três acessos: um para os vendedores, para cadastrar os produtos ou serviços; outro para os administradores da plataforma, para fazer o gerenciamento dos vendedores; e, por fim, o acesso dos clientes, para acessar o marketplace e contratar serviços ou comprar produtos.

Os clientes conseguem acessar a plataforma de forma gratuita e tranquilamente, devido ao funcionamento simples de navegação, que possibilita a eles solicitar orçamentos, comparar ofertas e enviar avaliações dos profissionais.

Qual o valor cobrado do cliente por venda?

Os gestores ou donos das plataformas costumam cobrar um valor de comissão dos vendedores por cada negócio fechado. Tem também a opção pela cobrança por mensalidade fixa dos fornecedores.

A comissão costuma ser definida sobre um determinado percentual sobre o valor total da compra, que também pode variar. A variação das taxas de comissão ocorre pela definição do valor proposto por cada plataforma e, também, em relação ao plano de negócio que o vendedor escolheu.

A variação dessa taxa fica entre 10% e 20% e é importante que o vendedor insira essa taxa no preço do produto ou serviço a ser vendido. Ele precisa saber qual a melhor forma de repassar esse valor ao consumidor e conseguir criar estratégias para fazê-lo em plataformas diferentes.

Vantagens e desvantagens de um marketplace

Vantagens

• Por se encontrar em um espaço com um grande número de acessos, o produto ou serviço oferecido terá uma grande visibilidade, alcançando um público maior e mais variado, gerando crescimento dos negócios.

• Os custos para esse investimento são reduzidos, mesmo que seja preciso negociar os valores com a plataforma. E é possível obter uma grande margem de lucro com isso, uma vez que o trabalho rende em relação porcentagem sobre o lucro e a comissão de vendas.

• O SEO também é de grande contribuição, visto que o site da loja estará divulgado nas plataformas, o que ajuda no ranqueamento do site do vendedor, aumentando os acessos e as vendas diretas.

Desvantagens

• Caso o marketplace resolva encerrar as atividades, as marcas perdem seu canal de vendas. E uma loja com dependência exclusiva da plataforma, pode ter prejuízos sérios com seu negócio.

• A dificuldade de fixar a marca na mente do consumidor e gerar oportunidades de recompra, uma vez que não há como trabalhar em sua identidade naquele espaço.

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