fbpx
imagem de uma prensa térmica plana, uma pessoa segura uma manta de teflon sobre a prensa. Fundo azul com elementos gráficos e o texto "qual a função do teflon na sublimação".

Qual a função do teflon na sublimação?

Você sabe quais são as funções do teflon no processo de sublimação? Uma delas é garantir a fabricação de um produto de qualidade. Saiba mais.

Para garantir a excelência no trabalho de sublimação, é fundamental dominar todas as fases do processo. Da mesma maneira, é preciso conhecer bem os produtos envolvidos nos procedimentos.

Por falar nisso, você sabe qual é a função do teflon no processo de sublimação? Na dúvida, leia o post a seguir!

O que é teflon?

Trata-se de um material feito de polímero politetrafluoretileno (da sigla PTFE), que data dos anos de 1930, utilizado nos mais diversos procedimentos, como na forragem de panelas e em processos de sublimação.

Caracteristicamente, esse material apresenta baixo índice de atrito em relação aos materiais sólidos, possibilitando assim, que possam entrar em contato sem que isso cause danos a eles.

Função do teflon na sublimação

Então, no processo de sublimação, o teflon desempenha papel fundamental para que os produtos sejam entregues com a qualidade esperada.

Basicamente, a função do teflon na sublimação é evitar que os tecidos ou outros materiais fiquem sujos ou com aquele aspecto amarelado, que é bastante comum em tal procedimento.

Dessa forma, podemos dizer que o teflon atua como uma manta térmica, uma vez que age protegendo o produto contra respingos de tintas e sujeiras, de uma maneira geral.

Nesse contexto, vale dizer que essa função é bastante importante, pois o respingo da tinta ou sujeira não somente compromete a prensa térmica, como também a qualidade do produto final. Assim, como consequência, pode prejudicar a satisfação do cliente e o seu negócio.

imagem de uma prensa térmica plana, uma pessoa segura uma manta de teflon sobre a prensa. Fundo azul com elementos gráficos e o texto "qual a função do teflon na sublimação".
Sublimação sem a manta de teflon pode danificar a sua prensa e deixá-la suja, afetando o seu produto final.

Como aplicar o teflon na sublimação?

Para aplicar o teflon no processo de sublimação, é simples. Basta seguir as dicas que apresentamos a seguir:

Fique atento à dimensão do teflon

A primeira dica é: na hora de comprar o teflon, considere o seu tamanho. Isso é fundamental para que selecione um teflon que esteja de acordo com o tamanho da prensa térmica. Com isso, evita-se que ela não seja coberta por completo.

Nesse caso, é sempre melhor sobrar que faltar, principalmente quando o objetivo é garantir a máxima qualidade do produto.

Use uma fita térmica capaz de suportar temperaturas elevadas

Para garantir que o teflon tenha uma excelente fixação, é importante usar sempre uma fita térmica capaz de suportar temperaturas elevadas.

Afinal, de nada adianta utilizar o teflon se a fita térmica não é a mais apropriada.

Benefícios de usar o teflon no processo de sublimação

  • O uso do teflon garante maior segurança ao processo de sublimação;
  • Permite a uma empresa oferecer aos seus clientes um produto de excelente qualidade, o que, por sua vez, pode fidelizá-los rapidamente;
  • Contribui para a redução de custos, uma vez que evita que a empresa tenha de refazer processos de sublimação por conta de erros, com o respingo de tintas ou sujeiras, por exemplo.

Diante do que foi apresentado, não restam dúvidas de que o teflon desempenha um papel importantíssimo no processo de sublimação, conferindo a ele maior eficiência, produtividade e segurança.

Assista o vídeo abaixo para conferir as dicas na prática:

Este artigo foi útil? Para ler mais conteúdos como este, continue navegando pelo nosso blog. Aproveite e nos acompanhe no Instagram e YouTube!