Hoje, é praticamente impossível acessar o feed de uma Rede Social sem nos deparamos com as populares #Hashtags.
A utilização da cerquilha (#) seguida de palavras se tornou uma prática comum graças ao Twitter, mas hoje em dia se estende a todas as outras Mídias Sociais, como Facebook, YouTube, Linkedin e o nosso queridinho Instagram.
Mas afinal, o que é #Hashtag?
As hashtags são palavras-chave antecedidas pelo símbolo #, também conhecido como cerquilha ou “jogo da velha”.
Usada para identificar o tema do conteúdo que as pessoas estão compartilhando nas Redes Sociais, essa ferramenta se tornou um item indispensável nas publicações, principalmente no Instagram.
Para utilizar uma hashtag é muito simples, basta colocar o sinal de cerquilha (#) e logo após, inserir a palavra-chave que você achar que melhor classifica o seu post. Não se esqueça de que os espaços não são identificados, portanto escreva todas as palavras juntas.
Quando você seleciona uma palavra-chave na hashtag, a publicação é automaticamente adicionada ao grupo de pesquisa com outras postagens com a mesma hashtag.
Por exemplo, se você estiver interessado em saber o que as pessoas estão comentando sobre Artesanato, você pode facilitar a sua pesquisa procurando pela hashtag #Artesanato.
Qual é a importância das #Hashtags para Vendas Online?
Não é somente de boas fotos que o Instagram é feito rsrs
Se você costuma divulgar e vender os seus produtos no Instagram, as hashtags são elementos indispensáveis para o sucesso de suas vendas.
Isso porque, além de facilitar a navegação dos usuários, elas ajudam a aumentar o alcance de uma publicação.
Dessa maneira, mais pessoas poderão ser impactadas pelo seu post, aumentando assim, o número de curtidas (os famosos likes) e de seguidores, além de gerar novas oportunidades de negócios para sua empresa.
5 dicas de ouro para escolher boas #Hashtags
Para compartilhar hashtags eficientes, capazes de atrair a atenção dos visitantes e aumentar a audiência de suas publicações no Instagram, é muito importante que você siga uma série de boas práticas, indispensáveis para a construção de sua imagem nessa rede social.
Entre essas boas práticas, podemos destacar 5 dicas de ouro:
1. Faça pesquisas com o buscador do Instagram
Utilizar o próprio buscador do Instagram pode te ajudar bastante para definir uma boa hashtag para a sua publicação. Utilize palavras relacionadas ao tema da sua publicação para conseguir visualizar as hashtags mais usadas.
Assim você conseguirá visualizar quantidades e hashtags relacionadas ao seu assunto.
Mas tenha cuidado na hora de escolher, às vezes hashtags muito populares não irão proporcionar a visibilidade que você deseja. Se o fluxo de publicação é muito grande, o seu conteúdo pode acabar se perdendo entre tantas outras postagens.
2. Vá direto ao assunto
Sabendo que é super importante escolher hashtags populares para suas publicações no Instagram, ainda assim você deve se atentar a um detalhe vital.
Nunca utilize hashtags aleatórias na tentativa de conseguir visibilidade. Fazendo isso, você pode transmitir a ideia de que sua empresa está desesperada para atrair atenção do público.
Além disso, você poderá atrair pessoas que não estão interessadas no material que você está oferecendo, diminuindo a eficiência de sua mensagem.
Quando for escolher as hashtags, priorize aquelas que tenham relação com sua publicação, sendo capazes de gerar um alcance de qualidade e garantir o sucesso de sua estratégia.
3. Não ignore a ortografia correta das palavras
Uma simples letra fora de lugar pode prejudicar o alcance de suas publicações, influenciando negativamente nos resultados esperados.
Por isso, antes de realizar a sua publicação, confira se as palavras estão escritas corretamente e se não há erros de ortografia.
4. Utilize #Hashtags breves e claras
#HashtagsLongasPodemDificultarALeituraDeSeuPúblico, além de serem difíceis de memorizar, impedindo que outras pessoas também as utilizem em suas publicações.
Por isso, seja breve, priorize hashtags curtas e que vão #DiretoAoAssunto. Use no máximo três ou quatro palavras na hora de criar suas hashtags.
5. Quantidade não é qualidade
Provavelmente você já se deparou com publicações com uma lista gigante de hashtags. Essa é uma prática comum, porém muito prejudicial para a qualificação de um conteúdo. Muitos usuários acreditam que quanto mais hashtags, mais longe irá o seu post, o que não é bem verdade.
Muitas hashtags podem te tornar inconveniente e passar a impressão de desespero. Ainda que não exista uma quantidade ideal de hashtags, já que depende muito do tempo de conteúdo e público, usualmente, recomenda-se no máxima cinco hashtags.
A Hashtag é um elemento de grande importância para garantir maior alcance para divulgação de um post. Ao acrescentar Hashtags em suas postagens, você aumenta a probabilidade de que o público veja seu conteúdo, trazendo assim maior engajamento.