Você conhece os 8 pontos de qualidade de um produto?
Pois bem… hoje vou contar para você como alcançar a qualidade excelente do produto.
Você já deve saber que oferecer um produto de qualidade é essencial para manter sua empresa no mercado, mas…
O que define o padrão de qualidade de um produto?
Existem 8 pontos a serem considerados na hora de avaliar a qualidade do seu produto. Eles são indispensáveis para você que quer ter segurança no seu negócio e mantê-lo sempre sustentável e lucrativo.
Para conseguirmos nos destacar de toda a concorrência e alcançarmos uma qualidade 5 Estrelas, é preciso se atentar em cada um desses 8 pontos.
Eu imagino que tenha se assustado com a quantidade de tópicos, mas não se preocupe… todos nós sempre teremos pontos a melhorar. Nenhuma empresa já conquistou 5 estrelas em todos esses pontos, então ao final da publicação ficará muito mais fácil você enxergar qual os pontos fortes e os pontos que podem ser melhorados em sua empresa.
Aparência
![](https://i1.wp.com/blog.paintcolor.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Aparência.jpg?fit=1024%2C1024&ssl=1)
Vamos começar com a dimensão “aparência” também conhecida como “estética”.
Bom, o nome já diz tudo né. Para conseguir 5 estrelas nessa dimensão preste atenção nos seguintes pontos:
- A embalagem,
- O visual do produto em si,
- Quão preservado está o produto,
- Como os clientes enxergam o seu produto (sentimento ou sensação ao ver seu produto).
Dica: Para você turbinar a aparência do seu produto, faça uma embalagem bem linda, adicione o aroma que desejar na hora de fechar o produto na embalagem. Mas nunca se esqueça que o mais importante sempre será o seu produto.
Qualidade Percebida
![](https://etbq9hygb58.exactdn.com/wp-content/uploads/2019/11/2.Foto-boa.jpg?strip=all&lossy=1&resize=530%2C530&ssl=1)
Nesta dimensão, é levado em consideração a imagem que sua marca transmite.
A maioria dos clientes não tem informações sobre as características do produto, por isso acabam fazendo avaliações (julgamentos) a partir de aspectos como a imagem representativa ou a sua marca.
Dica: Para ter o seu produto muito bem representado em uma imagem, leia sobre “como tirar uma boa foto”.
Desempenho
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Este item se refere aos atributos básicos de produtos.
Vamos exemplificar para melhor compreensão. Se o meu produto é um porta óculos, ele deve desempenhar o papel de proteção, também deve resistente, leve e compacto.
Dica: Para você se destacar nessa dimensão de qualidade, faça uma tabelinha de comparação, pode ser à mão mesmo, comparando o seu produto e o produto dos seus principais concorrentes. A partir disso, você vai saber qual o seu diferencial no mercado ou então visualizar melhor quais pontos devem ser melhorados.
Características Acessórias
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Envolve os atributos secundários do seu produto. No caso do porta óculos, a estampa, ou então um detalhe no forro. Também entra aqui o cheirinho que o seu produto tem.
Tudo o que for acrescentar valor ao seu produto entra nessa dimensão.
Dica: Uma ótima ideia é escrever uma cartinha à mão para enviar ao seu cliente. Isso faz com que o seu cliente se sinta muito especial. Ou então, um pequeno brinde como agrado ao seu cliente. Faça alguns testes e veja qual deles tem mais feedback positivo dos seus cliente, veja o que é mais importante e o que o seu público mais gosta ao comprar na sua empresa.
Confiabilidade
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A melhor maneira de conseguir 5 Estrelas neste ponto é cuidar para que o seu produto tenho o mínimo de falhas possível, e caso aconteça (o que a longo prazo é inevitável) basta resolver da melhor maneira mostrando sempre que se preocupa com a satisfação do seu cliente.
Vou dar um exemplo. Suponhamos que o seu cliente entrou em contato dizendo que o porta óculos ficou sem o botão. Registre o dia, escreva o ocorrido e o nome do seu cliente. Caso isso volte a acontecer está na hora de rever o botão que está utilizando para a confecção do produto.
Dica: Anote em uma planilha todas as ocorrências que acontecerem ao longo do tempo e veja a frequência de cada uma.
Conformidade
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Este ponto é muito simples. O Para que serve seu produto, ele atende a sua função?
Se o meu produto é um Porta Óculos marrom com botão de pressão e forro macio, devo entregar ao meu cliente exatamente um produto conforme a descrição.
Vamos supor que o meu cliente tenha comprado o Porta Óculos pelo fato do botão magnético pois teve uma péssima experiência de quebrar seus óculos fazendo a pressão para fechar seu antigo porta óculo, de repente chega em sua casa um porta óculos com o mesmo modelo de botão que danificou seus óculos. Sem dúvida ele ficará frustrado e pedirá seu dinheiro de volta. Por isso é muito importante o estar de acordo com suas especificações, pois quanto mais conforme ele estiver, menor será a probabilidade de insatisfação.
Durabilidade
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Quão longo seu produto pode ser consumido antes de deteriorar? A durabilidade é a forma mais conhecida de qualidade, sendo a dimensão que está ligada diretamente às outras dimensões. Um produto com baixa durabilidade consequentemente terá sua confiabilidade e conformidade reduzida.
Dica: Para saber a durabilidade de uma matéria prima, faça sempre um acessório de teste e use-o sem muita cautela para ver quão resistente é o seu produto.
Atendimento
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Aqui está o principal ponto para uma empresa ser 5 estrelas. Todas as outras dimensões podem cair do dia para a noite se esse ítem não for bem cuidado
Os clientes estão preocupados com a competência, o tratamento, e a pontualidade dos compromissos.
Dica: Escute sempre o que o seu cliente tem a dizer. Anote os pontos relevantes. Jamais discuta com um cliente mesmo que, ao seu ponto de vista, ele esteja completamente errado. Mantenha sempre a paciência e a cordialidade.
Bom, agora que você já sabe de cada ponto, comenta aqui, qual seu ponto forte? E qual ponto você acha que precisa melhorar?
Espero que tenha ajudado, voltaremos em breve com mais aprendizados sobre empreendimentos.