fbpx

Os 8 pontos que definem a qualidade da sua marca

Você conhece os 8 pontos de qualidade de um produto?

Pois bem… hoje vou contar para você como alcançar a qualidade excelente do produto.

Você já deve saber que oferecer um produto de qualidade é essencial para manter sua empresa no mercado, mas…

O que define o padrão de qualidade de um produto?

Existem 8 pontos a serem considerados na hora de avaliar a qualidade do seu produto. Eles são indispensáveis para você que quer ter segurança no seu negócio e mantê-lo sempre sustentável e lucrativo.

Para conseguirmos nos destacar de toda a concorrência e alcançarmos uma qualidade 5 Estrelas, é preciso se atentar em cada um desses 8 pontos.

Eu imagino que tenha se assustado com a quantidade de tópicos, mas não se preocupe… todos nós sempre teremos pontos a melhorar. Nenhuma empresa já conquistou 5 estrelas em todos esses pontos, então ao final da publicação ficará muito mais fácil você enxergar qual os pontos fortes e os pontos que podem ser melhorados em sua empresa.

Aparência

Vamos começar com a dimensão “aparência” também conhecida como “estética”.
Bom, o nome já diz tudo né. Para conseguir 5 estrelas nessa dimensão preste atenção nos seguintes pontos:

  • A embalagem,
  • O visual do produto em si,
  • Quão preservado está o produto,
  • Como os clientes enxergam o seu produto (sentimento ou sensação ao ver seu produto).

Dica: Para você turbinar a aparência do seu produto, faça uma embalagem bem linda, adicione o aroma que desejar na hora de fechar o produto na embalagem. Mas nunca se esqueça que o mais importante sempre será o seu produto.

Qualidade Percebida

Nesta dimensão, é levado em consideração a imagem que sua marca transmite.
A maioria dos clientes não tem informações sobre as características do produto, por isso acabam fazendo avaliações (julgamentos) a partir de aspectos como a imagem representativa ou a sua marca.
Dica: Para ter o seu produto muito bem representado em uma imagem, leia sobre “como tirar uma boa foto”.

Desempenho

Este item se refere aos atributos básicos de produtos.
Vamos exemplificar para melhor compreensão. Se o meu produto é um porta óculos, ele deve desempenhar o papel de proteção, também deve resistente, leve e compacto.

Dica: Para você se destacar nessa dimensão de qualidade, faça uma tabelinha de comparação, pode ser à mão mesmo, comparando o seu produto e o produto dos seus principais concorrentes. A partir disso, você vai saber qual o seu diferencial no mercado ou então visualizar melhor quais pontos devem ser melhorados.

Características Acessórias

Envolve os atributos secundários do seu produto. No caso do porta óculos, a estampa, ou então um detalhe no forro. Também entra aqui o cheirinho que o seu produto tem.

Tudo o que for acrescentar valor ao seu produto entra nessa dimensão.

Dica: Uma ótima ideia é escrever uma cartinha à mão para enviar ao seu cliente. Isso faz com que o seu cliente se sinta muito especial. Ou então, um pequeno brinde como agrado ao seu cliente. Faça alguns testes e veja qual deles tem mais feedback positivo dos seus cliente, veja o que é mais importante e o que o seu público mais gosta ao comprar na sua empresa.

Confiabilidade

A melhor maneira de conseguir 5 Estrelas neste ponto é cuidar para que o seu produto tenho o mínimo de falhas possível, e caso aconteça (o que a longo prazo é inevitável) basta resolver da melhor maneira mostrando sempre que se preocupa com a satisfação do seu cliente.

Vou dar um exemplo. Suponhamos que o seu cliente entrou em contato dizendo que o porta óculos ficou sem o botão. Registre o dia, escreva o ocorrido e o nome do seu cliente. Caso isso volte a acontecer está na hora de rever o botão que está utilizando para a confecção do produto.

Dica: Anote em uma planilha todas as ocorrências que acontecerem ao longo do tempo e veja a frequência de cada uma.

Conformidade

Este ponto é muito simples. O Para que serve seu produto, ele atende a sua função?

Se o meu produto é um Porta Óculos marrom com botão de pressão e forro macio, devo entregar ao meu cliente exatamente um produto conforme a descrição.

Vamos supor que o meu cliente tenha comprado o Porta Óculos pelo fato do botão magnético pois teve uma péssima experiência de quebrar seus óculos fazendo a pressão para fechar seu antigo porta óculo, de repente chega em sua casa um porta óculos com o mesmo modelo de botão que danificou seus óculos. Sem dúvida ele ficará frustrado e pedirá seu dinheiro de volta. Por isso é muito importante o estar de acordo com suas especificações, pois quanto mais conforme ele estiver, menor será a  probabilidade de insatisfação.

Durabilidade

Quão longo seu produto pode ser consumido antes de deteriorar?  A durabilidade é a forma mais conhecida de qualidade, sendo a dimensão que está ligada diretamente às outras dimensões. Um produto com baixa durabilidade consequentemente terá sua confiabilidade e conformidade reduzida.

Dica: Para saber a durabilidade de uma matéria prima, faça sempre um acessório de teste e use-o sem muita cautela para ver quão resistente é o seu produto.

Atendimento

Aqui está o principal ponto para uma empresa ser 5 estrelas.  Todas as outras dimensões podem cair do dia para a noite se esse ítem não for bem cuidado

Os clientes estão preocupados com a competência, o tratamento, e a pontualidade dos compromissos.

Dica: Escute sempre o que o seu cliente tem a dizer. Anote os pontos relevantes. Jamais discuta com um cliente mesmo que, ao seu ponto de vista, ele esteja completamente errado. Mantenha sempre a paciência e a cordialidade.

Bom, agora que você já sabe de cada ponto, comenta aqui, qual seu ponto forte? E qual ponto você acha que precisa melhorar?

Espero que tenha ajudado, voltaremos em breve com mais aprendizados sobre empreendimentos.